Show info
Trópico

(41) 4022 3322
contato@tropico.tv

fora corruptos, manifestações, curitiba, 18 de março, verde e amarelo

Publicado em 2 de abril de 2016


#Manifesto

O projeto #manifesto da produtora Trópico procura compreender que projeto político para o Brasil curitibanos e curitibanas defendem. Preocupados com a atual conjuntura turbulenta do cenário político e a forma como a mídia tradicional têm tratado o envolvimento da população nas manifestações, a Trópico se lança às ruas para acompanhar os atos e ouvir os manifestantes que são a favor e contra o impeachment da presidenta e para repercutir suas percepções sobre as principais figuras e polêmicas da política nacional atual.
O projeto, de caráter documental, busca atingir principalmente o público que consome audiovisual por meio da internet. O foco central é trabalhar a opinião política do cidadão, respeitando o discurso direto peer to peer (P2P), ou seja, o diálogo frontal entre os manifestantes de diversas de convicções políticas. As perguntas que são feitas a população vão sendo modificadas de acordo com a evolução da complexidade do momento político atual e são condicionadas pela própria vivência do entrevistado. A fala de cada manifestante produz um único vídeo e o pouco uso de cortes durante os depoimentos são opções tanto estéticas quanto narrativas já que não é propósito manipular a fala dos manifestantes. Neste sentido o engajamento através dos compartilhamentos dos vídeos nas redes sociais de manifestantes de direita e de esquerda comprovam o sucesso do projeto.

Outro foco narrativo é a construção de um relato sensorial do atos, calcado na percepção de toda a equipe da Trópico que cobre as manifestações. Nestas obras audiovisuais os discursos falados dos manifestantes são deixados em segundo plano e a construção narrativa se sustenta principalmente na ação coletiva da pluralidade de vivências políticas durante ato. (viajei loucamente)

“Enquanto indivíduo que participa, mesmo que seja como observador, nós acabamos criando uma opinião dessa nossa vivência. Nesses vídeos a gente acaba colocando a nossa percepção, a nossa vivência, então tem alguns vídeos que passam uma sensação de alegria, tem outros bastante violentos” argumenta Camille. (risos)

O resultado do trabalho da Trópico pode ser visto na página da produtora através do link

, , , , , , , , , , , ,