Show info
Trópico

(41) 4022 3322
contato@tropico.tv

Matheus_Marco_Moraes_Diretor

Roteirista e Diretor

Matheus Marco

Paulista com aspectos bem curitibanos de comportamento, Matheus nasceu em dezembro no dia 18, a 26 graus do signo de Sagitário, como afirma a astróloga Susan Miller, “no centro da galáxia”. Filho do Sr. Armando e da Dona Wannesa, cresceu rodeado por CD’s e vinis que iam de disco music setentista à canções italianas românticas.

Seu pai sempre foi um aficionado por cinema; nos anos 70 comprou uma câmera e um projetor Super8 no qual chegou a filmar pequenos filmes familiares. Com o passar dos anos trocou o Super8 por uma câmera VHS na qual registraria toda a infância de Matheus, dos primeiros passos às viagens de aniversário ao Playcenter, números musicais no colégio e momentos observacionais nos ambientes da casa. Documentado dessa forma, o contato de Matheus com a câmera foi literalmente visual, entre o exibicionismo e a curiosidade pela lente.

Seus filmes favoritos da infância eram ‘A Bela Adormecida’, da Disney e ‘The Witches’, de Nicolas Roeg que, coincidentemente ou não, no futuro o fariam certamente eleger ‘Suspiria’, o conto de fadas para adultos de Dario Argento, como uma das suas obras preferidas no cinema.

Cresceu sentindo a necessidade das imagens e narrativas, utilizando seus bonecos ou “hominhos” de brinquedo para criar pequenos teatros visuais que eram assistidos pelo seu irmão mais novo, Thales. Curiosidade anos depois a cineasta Lina Chamie diria a ele que “seus personagens são tratados como objetos”.

Das encenações com bonecos à escrita de contos e poemas na adolescência o processo foi natural até o surgimento dos primeiros roteiros no final do ensino médio.

Em 2007 Matheus ingressou no curso de cinema e vídeo da Faculdade de Artes do Paraná vindo a se formar bacharel em audiovisual anos depois. Seu curta-metragem ‘Prisma’ teve sua estréia dentro do festival norte-americano Polari, The Austin Gay & Lesbian International Film Festival, atual aGLIFF Film Festival, no Texas, além de percorrer outros festivais nacionais e internacionais como o Festival Gay de Cinema do Rio de Janeiro e o Serile Filmului Gay, na Romênia.

Na Trópico, Matheus quer pensar a imagem através de roteiros, direções em curtas, longas e outras plataformas audiovisuais, além de textos e resenhas críticas que à moda dos Cahiers, não deixa também de ser um modo de fazer cinema.

Camila Bermudez

Técnica de Som

Camila Bermudez

Camille Bolson

Produtora

Camille Bolson

TR_Site_Foto_Carla-azul

Pesquisadora

Carla Henze

TETO Curitiba Célia

Produtora

Celia Lombardi

TR_Site_Foto_Carol-azul

Antropóloga Audiovisual

Carol Mira

TR_Site_Foto_Fabio-azul

Músico e Filósofo

Fábio Mulik

Leandro Cordeiro
Advogado

Advogado

Leandro Rocha

Matheus_Marco_Moraes_Diretor

Roteirista e Diretor

Matheus Marco

Trópico atriz baiana

Atriz e Apresentadora

Cinara Vitor

© Copyright 2015, Todos os direitos reservados

Design por Paula K.