A Trópico nasceu em 2012 do sonho de dois grandes amigos de abrir uma produtora audiovisual focada em direitos humanos e utilizar a potência das narrativas como ferramenta para causar mudanças na sociedade.
O comportamento de consumo de vídeos e informações mudou com o surgimento do smartphone e das redes sociais no cotidiano das pessoas. E, sendo a Trópico uma produtora audiovisual que tem como seu principal objetivo o de multiplicar histórias fortes sobre causas que acredita, quer provocar diálogos. Em 2016, então, produzir narrativas sociais para a internet entra na pauta criativa e estratégica da produtora. Hoje, já em 2019, se tornou o meio principal dos produtos criados para clientes e da veiculação de conteúdos próprios.
A trajetória da Trópico até aqui é de muita sensibilidade, força, arte e posicionamento. Foram muitos trabalhos autorais, para Marcas Engajadas, ONGs, Institutos, Fundações, Companhias de teatro, Eventos Culturais, Causas, entre outros. Vejam alguns deles:
Realizamos socialtelling, webseries, narrativas em 360º, videocases e conteúdos criativos para redes sociais de diferentes formatos. Dependendo do projeto ou campanha, contratamos profissionais parceiros engajados nas narrativas sociais que estamos desenhando, formando equipes interdisciplinares, especializadas e contextualizadas com o universo narrativo em questão. Ex: se vamos trabalhar com etnias indígenas, traremos para a equipe uma pessoa antropóloga que dará consultoria e assessoria nas produções. Dessa forma geramos melhores resultados e conseguimos nos manter alinhados em discurso, dados e abordagem.
Neste aniversário de sete anos a Trópico e todos nós que fazemos parte dela, estamos cada vez mais compromissados com a transformação social e a educação. A metodologia escolhida para cultivar nossos anseios enquanto pessoas e negócio social é a do Audiovisual de Impacto. Criada inicialmente pela Doc Society, é definida a partir dos modos de fazer, produzir e distribuir conteúdo audiovisual pensado para transformar realidades para além da exibição dos filmes.
O impacto por meio do audiovisual que pretendemos alcançar se desdobra em nossos conteúdos para as redes sociais, estratégias de mobilização e abordagens temáticas. É, então, a comunicação como um todo nosso grande formato. A primeira campanha que realizamos com essa abordagem foi a #HistóriasEmMovimento (ACNUR e UNFPA), onde criamos conteúdos anti-xenofobia para as redes sociais e produzimos artes e conceitos para mídias impressas. Com a campanha foi possível parcerias com agências nacionais e internacionais, coletivos, redes de solidariedade, órgãos públicos (judiciário, saúde, etc), e criamos conteúdos com pessoas-chave.
Esperamos que venham pela frente muitas novas histórias sobre causas que a gente acredita. A partir deste mês de agosto, nossas redes passarão a contar muitas dessas narrativas. Afinal, queremos compartilhar ideias, pensamentos, provocar reflexões e ajudar a construir uma nova sociedade. Este artigo também é um abre-alas para o nosso novo site, que vem ao mundo nesse contexto apresentado. É nosso presente! E se você tem algum projeto, causa, negócio social, ONG e etc., e está a procura de uma produtora especializada em direitos humanos e alinhada aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre em contato com a gente. Nos recomende. Ajude a permanecer vivo esse sonho.
contato@tropico.tv
O vídeo faz parte das ações do UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas…
Realizado de maneira independente, o curta de 9 minutos apresenta falas relevantes sobre a democracia…
"Nós", de Letícia Simões. Brasil, 2021, 80 min. Selecionamos alguns filmes para você mergulhar (online)…
Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio…
Vamos te contar as razões que você deve considerar na hora de buscar por uma…
Mulheres da etnia Warao jogam futebol em abrigo na cidade de Boa Vista (RR). Foto:…