Que escolhas você tem feito para o seu futuro? Essa é a pergunta principal da Campanha Tá no Rumo, uma iniciativa do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) e da Itaipu Binacional. Para que ela ganhe vida, contam com a Trópico como sua produtora.
Direcionada ao público adolescente, “Tá no Rumo”, lançada em Foz do Iguaçu (PR) no último dia 21/11/19, tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância de planejar cada etapa da vida com informação e cuidado. Isso com o intuito de evitar surpresas, como uma gravidez na adolescência, interfira nos projetos das meninas e meninos.
Para se ter uma ideia: nascem todos os anos cerca de 500 mil bebês de mães com idade entre 10 e 19 anos no Brasil. O Paraná contabilizou 22,3 mil desses nascimentos. Alguns fatores são apontados para esse grande número de gestações não planejadas. Por exemplo, a falta de informação, de acesso a métodos contraceptivos ou consequências de abuso e violência.
Transformar essa realidade é o que move a Campanha “Tá no Rumo. Por isso, além da divulgação de diversos materiais personalizados, que seguem a estética das histórias em quadrinhos, já está rolando a ação de exposição interativa e o cinedebate, que vai levar informação para jovens em 15 municípios do oeste paranaense.
Neste post vamos falar um pouco sobre o trabalho que a Trópico está realizando nessa Caravana e como você pode saber mais sobre essa iniciativa.
Vamos começar?
A Trópico foi selecionada para produzir a exposição interativa e o cinema itinerante aberto ao público. Mais de dez pessoas estiveram envolvidas, entre o projeto e a execução da exposição. Foi preciso contar com a consultoria e colaboração de um especialista em adolescências para criar o roteiro, além das arquitetas e produtoras culturais para lidar com as questões burocráticas ligadas às licenças e permissões para a realização da ação. Soma-se a isso, o trabalho de profissionais de design, cenografia e de audiovisual.
O propósito dessa Caravana é fazer com que as informações cheguem ao público adolescente do oeste do Paraná. Só que de forma lúdica, gerando a reflexão sobre como as suas escolhas podem ter impacto no futuro. Todo o roteiro da exposição foi pensado para que o público pudesse ter contato e se conscientizar sobre seus direitos, corpos, relacionamentos e decisões. de forma interativa e dinâmica com jogos e atividades interativas. As narrativas dos personagens da Campanha conduzem as histórias divididas nas oito salas da exposição e convidam as jovens e os jovens, a pensarem que eles também podem construir suas próprias trajetórias, por meio das decisões e ações corretas para um futuro de conquistas e realizações.
Além da exposição, a Caravana também leva aos municípios uma sessão de cinema ao livre, gratuito e aberto ao público, seguida de discussão mediada por profissionais envolvidos com o projeto e adolescentes convidados. Várias temáticas são abordadas, como questões relacionadas à saúde, violências, relacionamentos, dentre outras. Toda a comunidade pode participar.
Trabalhar com projetos de impacto nos faz desenvolver novas habilidades e maneiras de lidar com diferentes tipos de produções artísticas, para além do audiovisual. De fato, os desafios são grandes. Porém, também é muito gratificante fazer parte de uma Campanha com a missão de reverter o quadro da gravidez na adolescência no Paraná, oferecendo perspectivas para o futuro dessa juventude.
Nós estamos sempre buscando aprender mais para colocar em prática o que entendemos por impacto. Então a gente acha que se trata de uma Campanha que está querendo mudar mentalidades e estruturas, e isso passa inclusive pelo nosso processo como profissionais. Temos que sempre estar conscientes dos termos, palavras e linguagens somando ao nosso repertório, já que nos dedicamos às narrativas sociais.
Para saber mais sobre o que está rolando na Campanha “Tá no Rumo” é só acessar o site oficial. Nele você encontra todas as informações em relação ao projeto e a caravana, incluindo a programação completa para 2019.
Só que para acompanhar a equipe Trópico nessa jornada você precisa se conectar em nossos stories!
Por isso, estamos super felizes de participar dessa Campanha e esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco dessa experiência.
Sobretudo, desejamos que você possa se inspirar a pensar em diferentes maneiras de comunicar temas sensíveis e fazer a mensagem chegar mais longe!
Por fim, caso tenha ficado alguma dúvida ou vontade de saber mais, fale com a gente. Vamos adorar receber sua mensagem. Até a próxima!
O vídeo faz parte das ações do UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas…
Realizado de maneira independente, o curta de 9 minutos apresenta falas relevantes sobre a democracia…
"Nós", de Letícia Simões. Brasil, 2021, 80 min. Selecionamos alguns filmes para você mergulhar (online)…
Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio…
Vamos te contar as razões que você deve considerar na hora de buscar por uma…
Mulheres da etnia Warao jogam futebol em abrigo na cidade de Boa Vista (RR). Foto:…