Gestação e COVID-19 são temas de animação produzida pela Trópico
O vídeo faz parte das ações do UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas em resposta à pandemia de Covid-19 no Brasil Sinopse: Bel, 25 anos, ficou grávida durante a pandemia da COVID-19 e junto com a alegria da maternidade, tão desejada por ela, vieram também muitas dúvidas sobre a vacina, as melhores medidas […]
O vídeo faz parte das ações do UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas em resposta à pandemia de Covid-19 no Brasil
Sinopse: Bel, 25 anos, ficou grávida durante a pandemia da COVID-19 e junto com a alegria da maternidade, tão desejada por ela, vieram também muitas dúvidas sobre a vacina, as melhores medidas preventivas e os cuidados durante e após a gestação.
Como ela lidou com tudo isso é o que você confere nessa animação realizada junto ao UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas com criação da Trópico, direção de arte e animação 2D da We Moove e locução da equipe da Tríade Voz.

Pesquisa e roteiro
No vídeo de 4 minutos acompanhamos a personagem Bel que se vê dividida entre a notícia da gravidez e todas as incertezas que afetaram muitas gestantes na pandemia da COVID-19.
Um dos desafios foi o de adaptar tantas informações importantes para uma linguagem acessível e ainda sintetizar tudo isso em 4 minutos. Para resolver isso, a escolha de pesquisa começou pela leitura dos comentários e falas nas redes sociais e entrevistas com gestantes por WhatsApp trazer verdade às falas da personagem.
A roteirista, Sabrina Demozzi, explica que começou o trabalho a partir das dúvidas das gestantes. “Ainda que existam muitas informações sobre a pandemia, percebe-se que há muito a comunicar em relação aos cuidados na gestação, a autonomia das gestantes e os direitos das grávidas e puérperas. Lendo os comentários, me coloquei no lugar de muitas mulheres que sentiam medo e não sabiam em quem acreditar.”
Foi comum ver relatos de gestantes sobre o que fazer para enfrentar a pandemia da COVID-19, com segurança para si e para o bebê. Ler e buscar responder a isso foi o que fizemos para o vídeo sobre a Bel”
O processo criativo
O trabalho com a equipe de direção de arte também foi muito importante para dar vida à essa história, porque a animação precisava ser impactante e ao mesmo tempo sensível. Se você assistir até o final vai perceber como isso aconteceu na prática.
Essa sensibilidade também aparece na locução: parece que a Bel está ali na nossa frente contando o que aconteceu com ela. Todos esses elementos tem o objetivo principal de fazer com que mais gestantes tenham acesso à informações seguras e de qualidade sobre as melhores formas de garantir a sua segurança e de seus bebês.
Conclusão
Ver o resultado desse trabalho e saber que esse conteúdo pode ajudar as gestantes, hoje e futuramente, nos enche de orgulho e alegria.
Esse vídeo é fruto do esforço coletivo de quem acredita que a ciência, a educação e o acesso às informações de qualidade são essenciais para que mais meninas e mulheres tornem-se livres para protagonizar as suas histórias.

Pra conferir a história de Bel, acesse o canal oficial do UNFPA no Youtube.