O vídeo faz parte das ações do UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas em resposta à pandemia de Covid-19 no Brasil
Sinopse: Bel, 25 anos, ficou grávida durante a pandemia da COVID-19 e junto com a alegria da maternidade, tão desejada por ela, vieram também muitas dúvidas sobre a vacina, as melhores medidas preventivas e os cuidados durante e após a gestação.
Como ela lidou com tudo isso é o que você confere nessa animação realizada junto ao UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas com criação da Trópico, direção de arte e animação 2D da We Moove e locução da equipe da Tríade Voz.
Pesquisa e roteiro
No vídeo de 4 minutos acompanhamos a personagem Bel que se vê dividida entre a notícia da gravidez e todas as incertezas que afetaram muitas gestantes na pandemia da COVID-19.
Um dos desafios foi o de adaptar tantas informações importantes para uma linguagem acessível e ainda sintetizar tudo isso em 4 minutos. Para resolver isso, a escolha de pesquisa começou pela leitura dos comentários e falas nas redes sociais e entrevistas com gestantes por WhatsApp trazer verdade às falas da personagem.
A roteirista, Sabrina Demozzi, explica que começou o trabalho a partir das dúvidas das gestantes. “Ainda que existam muitas informações sobre a pandemia, percebe-se que há muito a comunicar em relação aos cuidados na gestação, a autonomia das gestantes e os direitos das grávidas e puérperas. Lendo os comentários, me coloquei no lugar de muitas mulheres que sentiam medo e não sabiam em quem acreditar.”
Foi comum ver relatos de gestantes sobre o que fazer para enfrentar a pandemia da COVID-19, com segurança para si e para o bebê. Ler e buscar responder a isso foi o que fizemos para o vídeo sobre a Bel”
O processo criativo
O trabalho com a equipe de direção de arte também foi muito importante para dar vida à essa história, porque a animação precisava ser impactante e ao mesmo tempo sensível. Se você assistir até o final vai perceber como isso aconteceu na prática.
Essa sensibilidade também aparece na locução: parece que a Bel está ali na nossa frente contando o que aconteceu com ela. Todos esses elementos tem o objetivo principal de fazer com que mais gestantes tenham acesso à informações seguras e de qualidade sobre as melhores formas de garantir a sua segurança e de seus bebês.
Conclusão
Ver o resultado desse trabalho e saber que esse conteúdo pode ajudar as gestantes, hoje e futuramente, nos enche de orgulho e alegria.
Esse vídeo é fruto do esforço coletivo de quem acredita que a ciência, a educação e o acesso às informações de qualidade são essenciais para que mais meninas e mulheres tornem-se livres para protagonizar as suas histórias.
Pra conferir a história de Bel, acesse o canal oficial do UNFPA no Youtube.
Realizado de maneira independente, o curta de 9 minutos apresenta falas relevantes sobre a democracia…
"Nós", de Letícia Simões. Brasil, 2021, 80 min. Selecionamos alguns filmes para você mergulhar (online)…
Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio…
Vamos te contar as razões que você deve considerar na hora de buscar por uma…
Mulheres da etnia Warao jogam futebol em abrigo na cidade de Boa Vista (RR). Foto:…
"Pipocas de Histórias" é o novo desafio narrativo da nossa equipe. Afinal, como contar histórias…