Curitiba agora tem um espaço voltado aos direitos humanos, com foco em comunicação e educação: a CASA ABERTA. Localizado no bairro São Francisco, o espaço reúne três iniciativas que atuam no setor de impacto socioambiental positivo: Instituto Aurora de Educação em Direitos Humanos, DePropósito Comunicação de Causas e Trópico Audiovisual de Impacto. Para marcar o início das atividades, a equipe da casa realiza no próximo sábado um evento com roda de conversa, exposição, música, gastronomia e conexões.
A diretora-executiva do Instituto Aurora, Michele Bravos, acredita que a união de forças entre as três iniciativas da CASA ABERTA é uma grande oportunidade para gerar transformações positivas na cidade de Curitiba. A organização desenvolve projetos na área de Educação em Direitos Humanos e utiliza o diálogo e a escuta empática como ferramenta. Também desenvolve ações como o Aurora Clube do Livro e acaba de lançar o primeiro clube de cinema da cidade focado em direitos humanos, coordenado pela jornalista Mayumi Maciel.
Programação
A programação da CASA ABERTA começa às 15h com uma exposição digital de fotos. Às 17h acontece a roda de conversa “Comunicação para Direitos Humanos”, com a apresentação das iniciativas e do conceito da casa. Também está previsto o lançamento da Rede de Comunicação de Causas de Curitiba. “Estamos muito felizes por poder materializar o sonho de formar uma rede de profissionais que estão usando a comunicação como ferramenta de transformação”, afirma a jornalista Ester Athanásio, que é fundadora da DePropósito Comunicação de Causas, agência especializada em iniciativas de impacto socioambiental positivo.
A festa também terá barracas gastronômicas. Jornalista, mestre em História da Alimentação e blogueira de culinária saudável, Sabrina Demozzi preparou um cardápio que inclui sanduíches veganos e vegetarianos, drinques de chá com ou sem álcool e chopp. Entre as opções de doces, estão os brigadeiros feitos pela ativista transexual Catuxa Bougers.
“Será um encontro muito especial para apresentar o projeto CASA ABERTA, um espaço de união e boa energia”, afirma o diretor da Trópico, Diego Florentino. A produtora audiovisual é focada em conteúdos para causas e negócios sociais e esteve à frente da campanha #HistóriasEmMovimento, realizada em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Depois da inauguração, a CASA ABERTA começará a promover atividades como cursos, palestras, rodas de conversa e exposições com foco em direitos humanos e comunicação de causas.
SERVIÇO
Aurora, DePropósito e Trópico convidam: CASA ABERTA
19/10, sábado
Das 15h às 21h
Rua Martim Afonso, 432 – São Francisco
O vídeo faz parte das ações do UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas…
Realizado de maneira independente, o curta de 9 minutos apresenta falas relevantes sobre a democracia…
"Nós", de Letícia Simões. Brasil, 2021, 80 min. Selecionamos alguns filmes para você mergulhar (online)…
Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio…
Vamos te contar as razões que você deve considerar na hora de buscar por uma…
Mulheres da etnia Warao jogam futebol em abrigo na cidade de Boa Vista (RR). Foto:…