Audiovisual de Impacto é a metodologia a qual trabalhamos aqui na Trópico. Como queremos compartilhar esse conhecimento com o objetivo de potencializar as transformações na sociedade convidamos vocês a descobrirem o que é Audiovisual de Impacto e quais as principais diferenças entre ele o modelo tradicional de se fazer produções de vídeo. Vamos nessa?
O audiovisual de impacto é a maneira a qual algumas produtoras ao redor do mundo têm encontrado para ir além das produções audiovisuais, indo de encontro à necessidade de transformar a sociedade em um espaço mais inclusivo, acolhedor, democrático, desigual e sustentável. Uma vez que muitas vozes e corpos, assim como dados, evidenciam a importância de táticas para mudar estruturalmente o país em que vivemos, o audiovisual de impacto é uma resposta.
O gênero que tem sido escolhido para se aplicar essa metodologia é o documentário, isso porque ele é uma narrativa não-ficcional que traz dados e proporciona visões mais profundas de uma determinada existência. Nesse sentido, é uma forma de informar e educar, proporcionando uma visão aumentada da realidade.
Nesse sentido e nos voltando ao que é o audiovisual de impacto, uma das mudanças significativas de pensamento é que desde o roteiro à distribuição tem que existir um questionamento principal: como gerar impacto social ou socioambiental? Dele, precisam discorrer perguntas secundárias como: qual a mensagem política / engajada que queremos passar com essa produção? Quem são as pessoas que precisam assistir a esse filme? De que forma podemos proporcionar o acesso a ele? Quais organizações ou movimentos têm abordado essa temática? É possível estabelecermos parcerias? E assim por diante.
Fazer audiovisual de impacto é abordar temáticas sociais, ambientais e políticas latentes na sociedade que estão sendo esquecidas. Já o método tradicional, na maior parte das vezes não está preocupado em transmitir mensagens emancipatórias, questionadoras ou mobilizadoras.
No quadro abaixo é possível visualizar as principais diferenças entre elas:
MEU TETO – O tema da moradia digna é bastante recorrente, por isso é preciso abordar aspectos que não estejam tão desgastados. Aqui o foco é nas quinze famílias- nas comunidades Vila Nova (Colombo-PR) e no Parolin (Curitiba-PR)- que junto com os voluntários da organização TETO ajudaram a construir as suas próprias moradias.
Assim, o minidocumentário fortalece a mensagem da importância da moradia digna, trazendo um olhar humano e politizado. O conteúdo também se propõe a fortalecer a organização TETO. A ONG atua em 19 países da América Latina, a partir de trabalhos voluntários, engajamento comunitário e arrecadações via financiamento coletivo. Produzimos também outros produtos, como o video-case da campanha #29Resiste.
Para ajudar vocês a aprofundarem ainda mais seu conhecimento sobre o que é audiovisual de impacto, lançamos gratuitamente o e-book “Introdução ao Audiovisual de Impacto”. Nele você encontra não apenas a teoria básica para compreender essa metodologia, como também direcionais para começar a trilhar esse caminho dentro do audiovisual.
Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre o audiovisual de impacto, assim como tenham se inspirado a trilhar esse caminho. Continuem acompanhando nossas redes sociais e blog, porque vem muita informação engajada por aí. Até a próxima!
O vídeo faz parte das ações do UNFPA - Fundo de População das Nações Unidas…
Realizado de maneira independente, o curta de 9 minutos apresenta falas relevantes sobre a democracia…
"Nós", de Letícia Simões. Brasil, 2021, 80 min. Selecionamos alguns filmes para você mergulhar (online)…
Obra de Monica Berger e Sérgio Viralobos, que mistura a força da poesia ao fascínio…
Vamos te contar as razões que você deve considerar na hora de buscar por uma…
Mulheres da etnia Warao jogam futebol em abrigo na cidade de Boa Vista (RR). Foto:…